12.06.2010

Expressionismo


Esta corrente surgiu em 1905 com o movimento Die Brücke (A Ponte), prolongando-se, sob novas formas estéticas, com o movimento Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), nascido por volta de 1911. Preocupa-se com as manifestações do mundo interior e a forma de o expressar. Pelas suas características, o Expressionismo desenvolveu-se mais na pintura, dando continuidade a um trabalho iniciado por Van Gogh, Cézane e Gauguin.
Contemporâneo do movimento fauve, o Expressionismo tinha como objectivo combater a arte do passado, condicionada pela tradução da realidade objectiva, reagindo contra a arte académica e contra o Impressionismo, assim como contra as consequências nefastas da era industrial.
Era um grito de revolta individual contra uma sociedade excessivamente moralista e hierarquizada, onde as inquietações da alma raramente se podiam expressar, abafadas por normas e preconceitos. Volta-se simultaneamente para a sátira e para o patético, exprimindo-se com virulência e por processos de deformação subjectivos, traduzindo a angústia perante o progresso desenfreado e desumano característico da sociedade industrial.

Edvard Munch, O Grito, 1898

Esta obra, precursora do movimento expressionista, apresenta características que, mais tarde, seriam típicas desta corrente: cores fortes e contrastantes, distorção do rosto e do corpo, pinceladas rudes e violentas, contornos grosseiros, que traduzem a angústia, a opressão, a violência psicológica patentes no quadro.


Características fundamentais

É uma arte impulsiva e fortemente individual;
Utiliza grandes manchas de cor, intensas e contrastantes, aplicadas livremente;
O seu vocabulário estético reduz-se a formas primitivas e simples;
Formas distorcidas e forma caricatural do desenho, no sentido de se obter maior expressividade;
Contornos fortes e grosseiros;
Temática pesada, que privilegia a angústia, o desespero, a morte, o sexo, a miséria social, com o objectivo de abalar as estruturas burguesas da sociedade e a mentalidade conservadora que se fazia sentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário