Filippo Brunelleschi (Florença, 1377 — Florença, 1446) foi um arquitecto renascentista. Começou a vida como ourives e foi, posteriormente, um arquitecto, o pioneiro desta arte na Renascença.
Quando morreu, a Itália perdeu o mais brilhante arquitecto, depois dos romanos da Antiguidade ClásA sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octagonal.
Brunelleschi também projetou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituíam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de uma forma racional.
Outra grande obra deste artista é o Palácio Pitti, sendo este o protótipo do estilo palaciano renascentista.
As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capel Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica e, é de salientar ainda que só os elementos arquitetônicos participavam, ou seja, todos os elementos supérfluos foram dispensados: nem retábulos, nem imagens de santos (exceto uns medalhões de Donatello).sica).
Quando morreu, a Itália perdeu o mais brilhante arquitecto, depois dos romanos da Antiguidade ClásA sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octagonal.
Brunelleschi também projetou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituíam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de uma forma racional.
Outra grande obra deste artista é o Palácio Pitti, sendo este o protótipo do estilo palaciano renascentista.
As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capel Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica e, é de salientar ainda que só os elementos arquitetônicos participavam, ou seja, todos os elementos supérfluos foram dispensados: nem retábulos, nem imagens de santos (exceto uns medalhões de Donatello).sica).
Sem comentários:
Enviar um comentário