Escola EB2,3/s de Alfândega da Fé
Disciplina: Área de Projecto
Professor: João Nunes
Futsal
Trabalho Realizado Por:
Ana Isabel Geraldo Lourenço 7ºA Nº3
Anabela Sofia Silva Morais 7ºA Nº4
Maria Alice Martins Ferreira 7ºA Nº15
Miguel Ângelo Almendra Vieira 7ºA N 16
Índice
· Capa……………………………………….1
· Índice……………………………………...2
· Introdução……………………………….....3
· História da Modalidade……………………4
· Protagonistas………………………………5
· Ficha de Apresentação/Regulamento……. …. 6
· Acções Técnico-Tácticas …………………... 7
· Conclusão………………………………….8
· Bibliografia……………………………….9
Introdução
O pedido do nosso professor de Área de Projecto, foi proposto cada grupo fazer um trabalho sobre uma modalidade desportiva. O nosso grupo decidiu escolher Futsal, pois é um tema importante, e também tem muitas coisas que nós não sabemos. Vamos elaborar este trabalho com gosto e motivação, tentando ir sempre mais além, o que esperamos deste trabalho é aprender bastantes coisas que não sabemos e fazer um bom trabalho.
História da Modalidade
Pelo facto de esta modalidade desportiva ser muito recente, e resultando da fusão de outras três - o futebol de sala, futebol de salão de cinco -, consideramos pertinente apresentar a história de uma dessas modalidades, provavelmente a mais antiga e significativa: o futebol de sala. O nascimento do futebol de sala remonta ao princípio da década de 30 do século XX, concretamente em 1933. Carlos Cernani, no Uruguai, escreveu as primeiras regras do jogo inserido na Federacion Sudamericana de Asociaciones Cristianas de Jovenes (ACJ). Efectivamente, após a vitória do Uruguai no Campeonato do Mundo de Futebol, em 1930. Portugal já organizou um Campeonato da Europa desta modalidade, em 1990.
Protagonistas
vCarlos Cerlani
vTolussi
vCiro Fontau
vAsdrúbal Monteiro
vAdilson Kilmar
vJoão Hevelange
Ficha de Apresentação
Objectivo-Introduzir a bola na baliza do adversário e impedir que a outra equipa marque golo
Material (objecto de jogo) -Bola de futsal
Número de jogadores-12 por equipa «5 efectivos e 7 suplentes»
Duração de jogo-2 partes de 20 minutos (10 minutos de intervalo)
Número de árbitros-2 árbitros, mais 1 oficial de mesa
Terreno de jogo-
Acções Técnico-Táticas
Recepção-A recepção deve ser feita, sempre que a bola venha junto ao solo, com a sola do pé. Se o objectivo é manteres a posse de bola por forma a permitir um melhor controlo da mesma, não deixes que esta saia do teu raio de acção.
Condução-Na condução da bola deves manter a cabeça levantada, por forma a veres os teus colegas e os teus adversários. Não te esqueças de ter o corpo ligeiramente inclinado à frente.
Passe-Como é do teu conhecimento, podes executar o passe com os pés (com a parte interna, com a parte externa, com o peito, com a biqueira, com a sola ou com o calcanhar) e ainda com a coxa, com o peito ou com a cabeça.
Drible-Uma vez controlada a bola, uma das soluções para o prosseguimento do jogo é a utilização do drible. Deve ser curto, com mudanças de velocidade/direcção no movimento da execução.
Remate-Podes efectuar o remate com qualquer parte do pé, coxa, peito ou cabeça. No remate com os pés, deves, em caso de proximidade da baliza, optar por “colocar” a bola, em detrimento da força do remate, pelo que deves utilizar preferencialmente a parte interna do pé.
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso trabalho,
E fizemos este trabalho com a colaboração de todos os elementos do nosso grupo, sempre com ideias novas para fazermos um bom trabalho, discutindo as ideias uma a uma, por isso em nome de todos os elementos deste trabalho, o que temos a dizer é que foi uma experiência espectacular, até porque nos ajudou sobretudo a perceber melhor o que é o Futsal.
Este trabalho foi elaborado com muito prazer tentando sempre fazer melhor.
Bibliografia
Motores de busca:
v Google- futsal-imagens
vLivro de Educação Física 10º,11ºe 12º-Guia do professor
vGrande Enciclopédia do Desporto
Sem comentários:
Enviar um comentário