3.19.2009

Escola EB2,3/s de Alfândega da Fé
Disciplina: Área de Projecto
Professor: João Nunes

Futsal

Trabalho Realizado Por:
Ana Isabel Geraldo Lourenço 7ºA Nº3
Anabela Sofia Silva Morais 7ºA Nº4
Maria Alice Martins Ferreira 7ºA Nº15
Miguel Ângelo Almendra Vieira 7ºA N 16


Índice
· Capa……………………………………….1
· Índice……………………………………...2
· Introdução……………………………….....3
· História da Modalidade……………………4
· Protagonistas………………………………5
· Ficha de Apresentação/Regulamento……. …. 6
· Acções Técnico-Tácticas …………………... 7
· Conclusão………………………………….8
· Bibliografia……………………………….9



Introdução
O pedido do nosso professor de Área de Projecto, foi proposto cada grupo fazer um trabalho sobre uma modalidade desportiva. O nosso grupo decidiu escolher Futsal, pois é um tema importante, e também tem muitas coisas que nós não sabemos. Vamos elaborar este trabalho com gosto e motivação, tentando ir sempre mais além, o que esperamos deste trabalho é aprender bastantes coisas que não sabemos e fazer um bom trabalho.



História da Modalidade
Pelo facto de esta modalidade desportiva ser muito recente, e resultando da fusão de outras três - o futebol de sala, futebol de salão de cinco -, consideramos pertinente apresentar a história de uma dessas modalidades, provavelmente a mais antiga e significativa: o futebol de sala. O nascimento do futebol de sala remonta ao princípio da década de 30 do século XX, concretamente em 1933. Carlos Cernani, no Uruguai, escreveu as primeiras regras do jogo inserido na Federacion Sudamericana de Asociaciones Cristianas de Jovenes (ACJ). Efectivamente, após a vitória do Uruguai no Campeonato do Mundo de Futebol, em 1930. Portugal já organizou um Campeonato da Europa desta modalidade, em 1990.



Protagonistas
vCarlos Cerlani
vTolussi
vCiro Fontau
vAsdrúbal Monteiro
vAdilson Kilmar
vJoão Hevelange


Ficha de Apresentação
Objectivo-Introduzir a bola na baliza do adversário e impedir que a outra equipa marque golo
Material (objecto de jogo) -Bola de futsal
Número de jogadores-12 por equipa «5 efectivos e 7 suplentes»
Duração de jogo-2 partes de 20 minutos (10 minutos de intervalo)
Número de árbitros-2 árbitros, mais 1 oficial de mesa
Terreno de jogo-


Acções Técnico-Táticas
Recepção-A recepção deve ser feita, sempre que a bola venha junto ao solo, com a sola do pé. Se o objectivo é manteres a posse de bola por forma a permitir um melhor controlo da mesma, não deixes que esta saia do teu raio de acção.
Condução-Na condução da bola deves manter a cabeça levantada, por forma a veres os teus colegas e os teus adversários. Não te esqueças de ter o corpo ligeiramente inclinado à frente.
Passe-Como é do teu conhecimento, podes executar o passe com os pés (com a parte interna, com a parte externa, com o peito, com a biqueira, com a sola ou com o calcanhar) e ainda com a coxa, com o peito ou com a cabeça.
Drible-Uma vez controlada a bola, uma das soluções para o prosseguimento do jogo é a utilização do drible. Deve ser curto, com mudanças de velocidade/direcção no movimento da execução.
Remate-Podes efectuar o remate com qualquer parte do pé, coxa, peito ou cabeça. No remate com os pés, deves, em caso de proximidade da baliza, optar por “colocar” a bola, em detrimento da força do remate, pelo que deves utilizar preferencialmente a parte interna do pé.

Conclusão
Chegamos ao fim do nosso trabalho,
E fizemos este trabalho com a colaboração de todos os elementos do nosso grupo, sempre com ideias novas para fazermos um bom trabalho, discutindo as ideias uma a uma, por isso em nome de todos os elementos deste trabalho, o que temos a dizer é que foi uma experiência espectacular, até porque nos ajudou sobretudo a perceber melhor o que é o Futsal.
Este trabalho foi elaborado com muito prazer tentando sempre fazer melhor.


Bibliografia
Motores de busca:
v Google- futsal-imagens
vLivro de Educação Física 10º,11ºe 12º-Guia do professor
vGrande Enciclopédia do Desporto

3.14.2009


Biografia de Marguerite Youcenar

Marguerite Yourcenar nasceu em 1903, em Bruxelas (Bélgica). Yourcenar é um anagrama imperfeito de seu sobrenome verdadeiro: Crayencour. Descendente de uma família de origem aristocrata, não chegou a conhecer a mãe, que morreu poucos dias após o seu nascimento. Educada pelo pai, estuda línguas - latim, grego, italiano e inglês - e viaja em sua companhia durante grande parte da infância. Começa a escrever ainda na juventude, tendo publicado seu primeiro livro, O Jardim das Quimeras, aos 17 anos. Em 1924, numa de suas viagens pela Itália, conhece em Tivoli a vila Adriana e inicia o primeiro caderno de notas para o livro Memórias de Adriano (1951), até hoje sua obra mais conhecida. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Yourcenar fixa residência nos Estados Unidos; em 1947, naturaliza-se cidadã norte-americana. Em 1971, torna-se membro estrangeiro da Academia Belga de Língua e Literatura. Nove anos depois, seria a primeira mulher eleita para a Academia Francesa. Marguerite Yourcenar morreu em 1987, nos EUA. Entre seus outros livros de ficção e ensaio, podem-se mencionar A Obra em Negro (1968), O Labirinto do Mundo (1974-77), Mishima ou A Visão do Vazio (1981) e O Tempo, Esse Grande Escultor (1983).


Pesquisa para Língua Portuguesa!

3.07.2009

COLISEU DE ROMA



O que é o Urbanismo?
O Urbanismo é um conjunto dos critérios que se devem ter em conta para permitir o desenvolvimento harmonioso, racional e humano das aglomerações; disciplina que tem por objecto a adaptação das cidades ás necessidades dos seus habitantes; urbanização.
O que é o Direito?
O Direito é o que não é torto; recto; aprumado; plano; justo; oposto a esquerdo; conjunto de leis e disposições que obrigam uma sociedade ou uma nação; o que é conforme é lei; o lado principal de um objecto; ciência que estuda as leis.
O que é um Senado?
Um Senado é um conselho supremo da antida Roma; designação de certo tipo de câmara legislativa; local onde reúnem os senadores; reunião dos professores de uma universidade; câmara municipal.
O que é um Magistrado?
Um Magistrado é um funcionário superior com autoridade judicial ou administrativa; juiz
O que é a República?
É uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelo povo ou pelos seus representantes; coisa pública; residência de estudantes universitários e por eles gerida.

3.06.2009

Octávio César Augusto

Primeiro imperador romano, filho de Caio Otávio e Átia e sobrinho-neto de Júlio César, que o adotou e o fez seu herdeiro. Caius Octavius que se tornou, por adoção, Caio Júlio César Otaviano e posteriormente, César Augusto, o Augusto, foi o idealizador da pax romana e do império, um extraordinário político e administrador. Sem revogar as leis e instituições republicanas, concentrou todo o poder em suas mãos, inaugurando uma época de esplendor e prosperidade no mundo antigo. Quando soube do assassinato de César, quando estudava na Ilíria, do outro lado do mar Adriático, organizou então um exército e assumiu o controle de Roma, ao lado de dois poderosos amigos de César, Marco Antônio e Lépido. Os três se aliaram contra os assassinos de César e, em seguida, passam a lutar entre si. Depois de várias manobras políticas e militares tornou-se senhor único do Império Romano (30 a. C.). O nome Augusto foi-lhe então outorgado pelo Senado (27 a. C.) e depois lhe conferiu o título de Pai da Pátria (2 a. C.), confiando-lhe o poder absoluto por 44 anos, embora jamais tenha governado de forma despótica. Habilmente propiciava ao Senado o máximo esplendor, embora seu governo tenha a marca perfeita do absolutismo. Declarou guerra à união de Antônio e Cleópatra e após a vitória definitiva (30 a. C.), na batalha naval de Áccio, transformou o Egito em província romana. Pacificou as Gálias, reformou os costumes, ampliou os territórios do império até o Elba e o Danúbio e proclamou a paz universal (Pax Augusta). Governante moderado e enérgico deu a Roma um traçado urbanístico dividindo a cidade em bairros e ruas. Demarcou a Itália em regiões e o resto do império em distritos e províncias, exceto o Egito que, para ele, era de domínio pessoal. Fez uma ampla reforma monetária, criou impostos públicos e um serviço postal estatal. Fortaleceu o exército e a esquadra garantindo solidez as fronteiras, conseguindo afinal um longo período de paz. Entregou as obras de infra-estrutura pública como estradas, aquedutos, galerias, etc., ao leal e competente ministro Agripa, que seria seu sucessor caso não tivesse também falecido logo após sua morte. Favoreceu as artes e as letras e, após sua morte, foi divinizado. Deixou uma autobiografia gravada em duas colunas de bronze, no Campo de Marte, em Roma, Res gestae divi Augusti (Manumentum Ancyranum) conservadas até hoje. Foi sucedido por Tibério, um seu filho adotivo e general nomeado, confirmando assim, o estabelecimento de um regime monárquico.